Olá queridos leitores, este é um post especial… Falo especificamente sobre o CSS Reset de uma forma diferente. Falo sobre o CSS Reset de forma orientativa e não de forma explicativa.

Desde que eu divulguei minha matéria no iMasters e aqui no blog , recebi muitos comentários de pessoas dizendo que o CSS Reset não funcionou, tentaram de tudo mas não funcionou, continua torto.

Eu não quero que você leia o texto sobre o CSS Reset e pense DÊMÔRÔ, MEUS PROBLEMAS ACABARAM!, por que você provávelmente vai bater de cara no muro a 900km/h.

Faça um favor à você, veja o CSS Reset como se fosse um Framework CSS. Você já conheceu alguém que desenvolveu tudo da sua maneira e só no final incorporou o Code Igniter, Cake PHP ou Spaghetti* (jaba pros amigos ^^) por exemplo? obvio que não!

O CSS Reset deixa todos os elementos da sua página de forma que eles fiquem com as configurações exatas em todos os navegadores, ele RESETA as propriedades de forma que todos os elementos da sua página sejam vistos de forma igual, sem importar o navegador.

Vou dar um exemplo:
CSS Reset
Pense em 2 navegadores (Internet Explorer e Firefox), pensou? ok… Agora vamos levar em consideração que:  O que pode ser padrão em um, pode não ser em outro.

Por exemplo: O Internet Explorer gosta de colocar uma margem de 0.3em nas suas listas, mas o firefox gosta de colocar 0.5em (é só um exemplo, okey? respire fundo.).

Por default, este são os valores iniciais nestes navegadores, a não ser que VOCÊ defina um padrão, se você não definir, o navegador vai assumir um por você, e estes padrões podem ser diferentes dependendo do navegador que você acessa o projeto.

O CSS Reset entra para acabar com isso, deixando todas as carácteristicas dos elementos iguais em ambos os navegadores. Se você faz todo o seu projeto, todo lindo, todo pompozo, de 1.000.000 páginas e só então adicionar o CSS Reset no final do projeto, é bem provável que o seu projeto vá ficar mais torto do que já está.

Para acabar com as dúvidas

Veja o CSS Reset como um Framework, aquele que vai ficar lado a lado com você do início ao fim e ponto.

[]’s
Igor.

Posts Relacionados:


3 thoughts on “CSS Reset não faz mágica!

  1. Cara, muito boa sua explicação, sempre soube desde o início que a primeira coisa depois de criar a index do site, é importar o CSS Reset nela e em todas as outras paginas, e ai então começar a contruir o site, só que, aonde eu descobri o CSS Reset, a pessoa só passou o css_reset.css, e não aqueles outros 3 arquivos que tu postou junto, e outra dúvida, pode importar tb normalmente os css’s correto?

    Um abraço! e obrigado por compartilhar conhecimento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *