Detectando o iPad com PHP e Javascript

Não me pergunte como, não me pergunte o por quê mas o Steve Jobs conseguiu mais uma vez. Tudo começou com rumores de perda de tempo, ele não vai conseguir e bla bla e no final das contas a poeira abaixou e o iPad foi lançado no dia 3 de abril. Logo após o final de semana de seu lançamento oficial, 700 mil iPads foram vendidos só nos Estados Unidos.

Sendo assim, é importante saber identificar estes dispositivos para conseguirmos otimizar nossos serviços para que nos possibilite atingir uma nova fatia de mercado, dando origem a novos negócios e oportunidades.

O novo iPad da Apple é identificado pelo seguinte User Agent:

Mozilla/5.0 (iPad; U; CPU OS 3_2 like Mac OS X; en-us) AppleWebKit/531.21.10 (KHTML, like Gecko) Version/4.0.4 Mobile/7B334b Safari/531.21.10

Sabendo como os novos iPads são identificados aqui vão algumas soluções para que vocês possam identificá-los e fazer suas versões dedicadas a partir daí:

Detectando iPad com PHP

$isiPad = (bool) strpos($_SERVER['HTTP_USER_AGENT'],'iPad');

Detectando iPad com Javascript

var isiPad = navigator.userAgent.match(/iPad/i) != null;

Detectando o iPad com .htaccess

RewriteCond %{HTTP_USER_AGENT} ^.*iPad.*$
RewriteRule ^(.*)$ http://ipad.seudominio.com [R=301]

Espero que ajude!
[]’s

software engineer @hole19golf, #javascript #nodejs #ruby #java #php #scala #python

Twitter LinkedIn 

Be Sociable, Share!

Posts Relacionados:

5 thoughts on “Detectando o iPad com PHP e Javascript

  1. Bom dia!
    Sou Cláudio César Dias Baptista, que na “encarnação anterior” foi o técnico em eletrônica, o fundador do grupo “Os Mutantes” e o criador da Guitarra de Ouro. Nesta “encarnação” sou escritor.

    Fiz das tripas coração e me pus, com sessenta e cinco órbitas derredor do Sol, a aprender um pouco de PHP e com o que aprendi criei a seção CCDB Livros em meu site, http://www.ccdb.gea.nom.br.

    Leitoras e Leitores vêm lendo os meus livros on-line, pois ainda não houve editor capaz de investir na publicação dos quase trinta volumes da obra. Ler on-line tem as limitações que todos conhecem. Até que surgiu o iPad.

    Para me tornar escritor, com apoio de meu grande amor, Dalgiza, e de nosso filho amado, Rafael, abandonamos a rendosa carreira no áudio e nos dedicamos por dezesseis anos à escrita, ilustração e publicação dos livros, no site supracitado. Moramos na Região dos Lagos, longe de cidades onde nos fosse possível descobrir um iPad em loja para testes.

    Ao saber do iPad, fiquei deliciado, mas não tenho acesso ao aparelho, por não ter dinheiro para adquirir um. Pedi a um amigo que inserisse, num iPad que achou em loja de outra cidade, um código de autenticação PagSeguro válido no campo que abre a página de leitura dos meus livros, no site acima.

    O site abriu, os caracteres apareceram comprimidos horizontalmente, abriu-se a página de inserir o código de autenticação; porém, quando o botão para verificar o código foi apertado, a resposta do sistema é “código inválido”. O código não é inválido; testo-o aqui no PC rodando Windows XP, rodando Windows 7 – e funciona bem.

    Pergunto o que poderá ser, já que não tenho como acessar um iPad nem informação detalhada.

    Faço a pergunta em nome da literatura brasileira, tão desprezada a ponto de que um escritor com a obra que produzi não tenha recursos para comprar um iPad e testar por si próprio.

    Se puder me ajudar, fornecerei códigos-fontes, o que for preciso, para receber sua orientação.

    Porém, assim como não tenho recursos para pagar o iPad, também não os possuo para pagar serviço de desenvolvimento.

    Atenciosamente,

    Cláudio
    http://www.ccdb.gea.nom.br
    ccdb@ccdb.gea.nom.br

  2. Olá Claudio,

    É um grande prazer conhecê-lo. Mostrei o seu comentário para o pessoal do seu trabalho e me parece que você tem uma grande quantidade de fãs. Sou um grande fã do seu antigo trabalho, você foi um cara realmente a frente de sua época.

    Sobre o seu problema, primeiramente, eu não posso te ajudar com exatidão por que como você, eu também ainda não tenho condições de comprar um. O texto que eu escrevi aqui foi feito com base em conhecimentos ciêntificos que comprovam a eficácia do método.

    É compreensível que o seu site não apareça muito bem em aparelhos dão modernos como o iPad. O iPad é um aparelho que carregas muita tecnologia dentro dele e é feito para renderizar páginas que utilizam técnicas e conceitos mais atuais de desenvolvimento.

    A única coisa que eu posso recomendar que você faça, sem ver de fato o problema é que você consiga a ajuda de alguma pessoa que possa re-escrever o seu código utilizando as técnicas certas de desenvolvimento. Utilizando as tags corretas e a identidade visual que mais se encaixa ao seu público-alvo.

    Grande abraço!

  3. Muito grato pela resposta, Igor!
    Resido longe de cidades; a única pessoa que tenho para me ajudar em códigos PHP sou eu próprio e os livros que leio, além, claro, de consultas pela web, como esta que lhe fiz e algum diálogo em sites como o iMasters Fóruns.

    Tentarei esses caminhos.

    Desejo-lhe tudo de bom!

    Cláudio

  4. Pingback: Tropeçando 23 | Rafael Bernard Araujo

  5. Pingback: Tropeçando 24 | Rafael Bernard Araujo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *