Zend Certified Engineer, Vamos?

Arrumei dinheiro. Tomei vergonha na cara. Certificações é sempre um assunto que gera bastante polêmica. Sempre que falamos sobre o assunto, tem sempre alguém que declara guerra e não para de falar sem parar os motivos pelos quais ele despreza as certificações. Não tiro a razão de ninguém.

Mas eu tenho um pensamento que vocês deveriam refletir. Não falo isso generalizando as certificações, estou falando da ZCE.

Minha mensagem é especificamente para as pessoas que amam o PHP assim como eu. Pessoas que realmente levam a sua filosofia e a sua comunidade a sério. Se você não faz a certificação por que tem raiva do mundo, então faça pelo PHP. Quanto mais de nós, profissionais, nos comprometermos com o meio em que trabalhamos, mais informal este mercado deixa de ser e mais ele passa a ser levado a sério.

Eu particularmente quero tirar esta certificação para me testar, ver como eu estou (oficialmente) na linguagem e claro é uma boa oportunidade para aprimorar os conhecimentos, estudar mais e quem sabe isso possa me trazer sorte (rs).

Tirar a certificação este ano não estava nos meus planos. Este ano era para eu ter iniciado a minha pós-graduação em Engenharia de Software, porém, não estou tendo condições financeiras de pagar o curso este ano.  Sem grana, resolvi adiantar a certificação e inverter as metas.

Este ano “vou” me certificar pela Zend. Já comprei o Zend PHP 5 Certification Bundle, recebi todo o material e agora é só cair de cara nos livros e me preparar para o exame final que pretendo fazer daqui um ou dois meses.

Se você tem interesse em se certificar vai aqui algumas informações que podem te acrescentar algo:

  • Você pode pagar a certificação com qualquer cartão de crédio internacional Visa/MasterCard, PayPal ou Transferência Bancária.
  • Material, simulados e a prova final é em inglês.
  • Os simulados são dados pela php|architect.
  • Os simulados, em teoria são mais difíceis do que a prova oficial.
  • Se você vai bem nos simulados, você vai bem no exame.
  • São 80 questões e você tem 90 minutos para responder (simulado e exame final).
  • O investimento total sai por 165,00 dolares.
  • A prova é bem detalhista. Se você pensa que a parte chata (bitwise operators, manipulação de números exponenciais, hexadecimais e octais por exemplo) não cai, você está enganado.
  • Prepare-se para decorar nome de funções e suas derivadas.
  • Os simulados são online.
  • O exame é aplicado somente em centros habilitados pela Zend.
  • Existem milhares centros espalhados pelo globo (inclusive no brasil).
  • Se você falhar no exame final, não se preocupe, a Zend oferece descontos para uma próxima prova (que eu pretendo não descobrir qual é).

Me desejem sorte 🙂

Igor
[]’s

#engineer #founder

Twitter   LinkedIn  

Posts Relacionados:

20 thoughts on “Zend Certified Engineer, Vamos?

  1. Saudações Igor. Concordo em grau, gênero e número com teu post. Pretendo ainda esse ano tirar a minha ZCE (assim que entregar a monografia da pós – suada), que já estou protelando no mínimo desde 2008 – e exatamente como você falou: para me testar. Abraço e boa sorte!

  2. Pingback: Falta pouco para a ZCE « Igor Escobar // Blog

  3. Me tira uma dúvida? A prova – e a certificação, por consequencia – atestam o que exatamente? A sua “proficiencia” (por assim dizer) em PHP puro, ou aplicada ao Zend Framework? Ou para ambos?
    Abs!

  4. Fala Chris!

    Existem duas certificações: A do PHP 5 e a do Zend Framework. A prova que eu estou fazendo é focada em PHP 5, porém, não cai só PHP não. A prova exige um bom conhecimento de design de software, segurança etc. Se você abrir o resultado da grade do meu simulado la da pra ver detalhado os tópicos que são debatidos em simulado. Qualquer dúvida estamos aí!

  5. Cara, já se certificou ou conhece alguém com a certificação? Entre em contato se possível. Abs.

  6. Igor,

    Quando você comprou o voucher, era o PHP5, neh? Nele teve direito ao voucher para a prova, 10 testes on-line e o guia para estudos, estou certo? Quanto você pagou por tudo?

    No site da Zend tem a certificação PHP 5.3. Está $195.00. Mas parece que é somente o voucher para a prova. Não tem os testes on-line nem o guia de estudos.

    Valeu!
    []s
    Fabio

  7. É verdade Fabio. O preço foi o mesmo. Acontece que isso não está pronto ainda para a certificação 5.3. Para a versão 5.0 está disponível, porém, a certificação para a versão 5.3 é muito nova ainda. Não existe este material preparatório ainda. O que você pode fazer é esperar ou arriscar.

  8. Igor, tenho uma dúvida, no exame da ZEND PHP é possível o uso de calculadora, para a conversão de números binários, hexadecimais, e octais.

    Valeu!
    Carlos

  9. Olá Carlos,

    Nada é permitido. Celulares, calculadoras e relogios, nada. Nem carteira nem papel nada. Você entra sem nada. La na sala eles te fornecem papel de rascunho e um lapiz.

  10. Pingback: Certificação PHP, agora é a hora! | Tas Blog: Tiago Silva

  11. Bom dia.
    Não consigo comprar apenas os simulados + direito à prova?
    Pelo que vi no site, pra ter direito a 3 simulados tem que pagar 1000 dólares. Estou certo?

  12. Parabéns Igor.

    Queria saber, já que certificou tem como ajudar em alguns materiais para estudar para certificação?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *