Git: Visualizando versões anteriores de um arquivo

Um dos principais objetivos que me fez criar este blog é ajudar as pessoas que me acompanham a resolver problemas corriqueiros quando se trabalha com desenvolvimento de software.

No último mês trabalhei em um projeto onde tive vários problemas com versões de arquivo. As coisas simplesmente sumiam de onde deveriam estar ou cagadas decorrentes de comandos espartanos.

Então, aqui vai um comando do git bem interessante, que me salvou diversas vezes:

 git show HEAD~2:/caminho/do/arquivo.txt 

Só para você conseguir entender melhor o comando, a estrutura é bem simples. HEAD seria a revisão onde o arquivo se encontra e o que tem depois do “~” seria a versão do arquivo onde 1 seria a versão atual e a 2 seria a anterior a atual e este número pode ser o numero que você quiser (desde que a versão existe). E após os dois pontos seria o caminho do arquivo que você quer ver a versão.

E foi assim que eu consegui resolver vários problemas sem ter que re-escrever tudo denovo.

Conclusão

Use o git (ou qualquer controle de versão) não importa o tamanho ou a importância do projeto. Use um controle de versão. Além dele garantir o versionamento dos seus arquivos, ter uma boa gama de recursos para melhor organização, dinâmica de projeto, trabalho em grupo e etc., ele proporciona uma camada a mais de segurança dos seus arquivos. Se não fosse pelo git eu estaria atrasado com o meu prazo ou muito provavelmente teria madrugado algumas noites a mais.

[]’s

Igor.

#engineer #founder

Twitter   LinkedIn  

Posts Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *